terça-feira, 20 de abril de 2010

Metrô DF sai dos trilhos

METRÔ FORA DOS TRILHOS

Na manhã da última segunda-feira, dia 12, o Metrô-DF saiu dos trilhos.
O descarrilamento ocorreu por volta de 11h30 nas proximidades da estação
Terminal Ceilândia. Máquinas de chave, trilhos de rolamento, dormentes e
grampos foram danificados.
Além do terceiro trilho que ficou completamente retorcido em um espaço de
aproximadamente 50m. Os dois últimos carros permaneceram sobre os trilhos
e impediram o tombamento total do trem. Para providenciar a retirada da
composição foi preciso aguardar a chegada de um guindaste vindo de fora do
Distrito Federal.

No momento do acidente o centro de controle possuía a sinalização da
máquina de chave na posição normal e a rota encontrava-se alinhada, o que,
consequentemente, gerou código de velocidade na região, autorizando a
passagem do trem. O descarrilamento ocorreu em velocidade superior a
60km/h e a sinalização da rota permaneceu mesmo após o acidente.

É importante destacar que, devido ao sistema de condução semi-automático,
o trem só é capaz de alcançar tal velocidade após a confirmação da rota
alinhada e máquinas de chave travadas, o que exclui qualquer
responsabilidade por parte da piloto nesta situação. O trem 07 era o
primeiro trem do horário de vale e realizaria a transferência de vias na
Zona de Manobra. Após o acidente a operação ficou restrita até a estação
Ceilândia Centro e desde o dia 13 de abril os trens estão seguindo da
estação Central até a estação Guariroba. Os interessados em seguir para as
estações Ceilândia Norte e Terminal Ceilândia devem realizar o transbordo
e seguir para outro trem destinado a circular exclusivamente neste
trajeto.

Em abril de 2009 um acidente de mesma magnitude foi evitado graças à
destreza do piloto que freou o trem imediatamente ao ser transferido para
outra via. Isso ocorreu devido à falha na sinalização da máquina de chave,
logo após atuação da manutenção no mesmo equipamento.

Embora a diretoria da empresa afirme ser comum esse tipo de acidente, todo
o sistema do metrô é projetado para trabalhar com redundância, de modo a
garantir que situações como essa jamais ocorram. O descaso com que vem
sendo tratada a fiscalização do serviço de manutenção já foi objeto de
inúmeras denúncias por parte deste sindicato. A falta de comprometimento
da empresa com a segurança do sistema coloca em risco os equipamentos e as
vidas de empregados e passageiros do metrô.

Felizmente o acidente aconteceu em horário de pouco movimento e havia
somente 15 pessoas dentro do trem. Ninguém se feriu gravemente. Esse
acidente, segundo especialistas que preferiram não se identificar, poderia
ter se constituído numa tragédia sem precedentes, uma vez que o trem
poderia evidentemente ter tombado ou colidido com outra composição, ao
contrário do que vem afirmado, de forma irresponsável, o Metrô/DF.

No entendimento do Sindmetrô, esse acidente é fruto de uma política de
sucateamento e terceirização pela qual o Metrô vem passando, a manutenção
da via permanentemente em Metrôs como o de São Paulo é feita por meio de
trabalhadores concursados que fazem a vistoria a pé, diariamente e munidos
de lanternas. Aqui em Brasília o que se observa é um veículo adaptado que
passa a 80 km por hora fazendo a verificação da via. O ocorrido foi grave,
deve ser apurado e enseja toda a preocupação por parte do poder público.
Afinal de contas são vidas que estão em jogo.

FILHOS...

Sabe como era o Corcovado antes do Cristo?

 
Sabiam como era o Corcovado antes do Cristo? 
Vejam e curtam.
 

Fotos raras do Corcovado antes do Cristo Redentor

Chamava-se Mirante Chapéu do Sol. 

Foi construído, inicialmente em madeira, no ano 1885.